terça-feira, 2 de outubro de 2012

Resumo até a 4ª rodada da NFL

Saudações galera que curte o Futebol Americano!

Chegamos ao final da 4ª rodada com o Monday Night Football entre #Bears e #Cowboys. O placar foi Chicago Bears 34 x 18 Dallas Cowboys.

O jogo prometia ser equilibrado, mas o show de turnovers de Tony Romo, Dez Bryant e a ofensive line de Dallas foi determinante para a fácil vitória de Jay Cutler, Brandon Marshall, Matt Forte e cia.

Fechada a rodada vamos a alguns pitacos sobre o desempenho dos times.

Começaremos pela AFC:


Buffalo Bills (2-2-0)- Bom começo de temporada pros Bills. Fez um bom jogo até o fim do 1º tempo contra os #Patriots do QB Tom Brady, mas na 2ª etapa a defesa não segurou o forte ataque de New England e aconteceu um ligeiro atropelo, NE 52 x 28 BUF. O QB Ryan Fitzpatrick precisa do jogo corrido para ter menos pressão. O problema é que o RB Fred Jackson voltou neste jogo, após lesão no joelho. Se ele mantiver-se saudável as coisas melhoram pros #Bills.

Miami Dolphins (1-3-0)- Bom início de temporada pro calouro QB Ryan Tannehill com 1046 jardas aéreas e 2 TDs. O problema de Miami foram as 2 derrotas na prorrogação (OT) e o que seria 3 vitórias e 1 derrota se inverteu. Já está em último lugar na AFC-East.

New England Patriots (2-2-0)- O QB Tom Brady já lançou para 1227 jardas e 7 TDs. Aos poucos o ataque de New England vai se entrosando e deve levar fácil o título da AFC-East. Mas nos playoffs precisa melhorar sua defesa. Não dá para o Brady levar o ataque aos 50 pontos por partida.

New York Jets (2-2-0)- Apesar do início equilibrado na tabela (2v e 2d), os Jets vem de um humilhante 34 a ZERO contra os #49ers. O coach Rex Ryan vai sofrer muita pressão para colocar o QB Mark Sanches na reserva e promover o QB Tim Tebow, o que provavelmente não mudará nada em termos de resultado. Para piorar o CB Derrel Reves (melhor da NFL na posição) está fora da temporada. Se os Jets chegarem a 5 vitórias vai ser surpresa, para desespero do meu irmão.

Baltimore Ravens (3-1-0)- Grande candidato ao Super Bowl. Defesa continua forte sobre a batuta do veterano LB Ray Lewis, mesmo com a ausência do melhor defensor da temporada passada LB Terrel Suggs. O QB Joe Flacco vem aproveitando a ótima fase do WR Torrey Smith e o sensacional RB Jay Rice já correu para 317 jardas e 3 TDs.

Cincinnati Bengals (3-1-0)- A parceria entre o QB Andy Dalton e WR A.J. Green vem funcionando para os #Bengals. Já produziu 428 jardas e 3 TDs. O jogo corrido melhorou com o RB BenJarvus Green-Ellis, o que ajuda muito o QB, mas a defesa precisa melhorar. É a 25ª entre os 32 times, cedendo pontos, 28 por jogo.

Cleveland Browns (0-4-0)- Números esperados para os #Browns. Mas apesar do resultado negativo, o time da sinais de entrosamento e fez jogo duro contra os #Ravens. Vai depender muito do RB Trent Richardson, já que o QB Brandon Weeden se mostra muito irregular. Cleveland deve ficar entre os últimos da liga.

Pittsburgh Steelers (1-2-0)- Não entrou em campo nessa rodada. É um time sempre perigoso, graças ao seu QB "Big" Ben Roethlisberger, que parece brasileiro e 'não desiste nunca', se precisar, joga até quebrado. Tem um bom coach, Mike Tomli. Não começaram muito bem esta temporada, mas tem talento suficiente para melhorar esse ano.

Houston Texans (4-0-0)- Muito forte! É a melhor defesa do campeonato em pontos cedidos (14 por jogo) e jardas aéreas (273 por jogo) e a 2ª em jardas corridas (182,8 por jogo). Tem um ataque muito equilibrado com os RBs Arian Foster e Ben Tate pela terra e o QB Matt Schaub e os WRs Andre Johnson e Owen Daniels pelo ar. Candidato ao Super Bowl.

Indianapolis Colts (1-2-0)- Que maré ruim para os Colts. Além de um início abaixo do esperado para o badalado calouro QB Andrew Luck, o time vai ficar sem seu técnico Chuck Pagano. O head coach passará por um tratamento para combater uma leucemia. Se tudo der certo, volta em 6 semanas. Se a dupla QB Luck e WR Reggie Wayne não funcionar, o time fará outra campanha negativa.

Jacksonville Jaguars (1-3-0)- Pior ataque da temporada com apenas 15,5 pontos/jogo. Poderia ser pior, se não tivesse renovado o contrato do excelente RB Maurice Jones-Drew, que tem 352 jardas carregadas. A vitória que tem foi em cima dos #Colts..

Tennessee Titans (1-3-0)- Pior defesa da temporada, cedendo 37,8 pontos/jogo para seus adversários. Para piorar, o ataque tem o QB Jake Locker machucado no ombro. Se não se recuperar, o veterano QB Matt Hasselbeck deve manter o nível do time no ataque aéreo.

Denver Broncos (2-2-0)- Ainda oscilando, o veterano astro QB Peyton Manning, jogou bem essa última partida e liderou seu time na vitória contra os #Raiders. Mesmo não sendo regular, o time tem condição de brigar pelo título da AFC-West com os #Chargers. O RB William McGahee vai ter um papel primordial nessa briga.

Kansas City Chiefs (1-3-0)- Mesmo com o RB Jammal Charles correndo para 415 jardas, o Kansas não parece ter fôlego para brigar pelo título da divisão AFC-West. Até que o QB Matt Cassel tem bons números (1058 jardas e 5 TDs), mas a defesa é a 2ª pior da liga em pontos cedidos (34 por jogo).

Oakland Raiders (1-3-0)- O RB Darren McFadden não começa bem a temporada com apenas 201 jardas corridas até agora. O QB Carson Palmer faz um início de temporada dentro do que é possível para sua categoria, com 1081 jardas e 5 TDs. Mas a defesa é uma das piores da liga.

San Diego Chargers (3-1-0)- Por enquanto vai mantendo a expectativa de liderar a divisão AFC-West. É um time que depende muito de sua defesa, já que seu ataque com o QB Philip Rivers é o 23º da liga em passes aéreos. Apesar dos excelentes alvos, o TE Antonio Gates e o WR Malcolm Floyd.

Agora é hora da NFC:

Dallas Cowboys (2-2-0)- É o time do quase. O QB Tony Romo tem talento, mas não deslancha. Contra os #Bears foram 4 interceptações, para mim só uma na conta do Romo. O WR Dez Bryant desconcentra-se demais nos jogos, falhando em bolas fáceis. Pelo menos o TE Jason Witten se recuperou do péssimo início de temporada. Time muito instável no ataque, não deve ir aos playoffs.

New York Giants (2-2-0)- Não se pode desprezar o atual campeão do Super Bowl, apesar dos números apenas medianos. Time tem vários desfalques, mas o QB Eli Manning pode decidir qualquer jogo no último quarto.

Philadelphia Eagles (3-1-0)- Ganhou de times fracos, com placar apertado, mas na última rodada bateu o forte #Giants, segurando o Eli Manning na última campanha. Apesar dos números, é um time muito irregular. Tem uma ótima defesa que segura a bronca quando o QB Michael Vick não produz muito.

Washington Redskins (2-2-0)- O calouro QB Robert Grifin III vem fazendo bom início de temporada. Esse ano os peles vermelhas são franco atiradores, o que vier é lucro.

Chicago Bears (3-1-0)- Time equilibrado. Se a Linha Ofensiva (OL) der tempo para o QB Jay Cutler lançar o WR Brandon Marshall, os adversários estaram em maus lençóis. Jogo corrido com os RBs Matt Forte e Michael Bush já tem 343 jardas e 4 TDs. E para terminar, a defesa com o LB Brian Urlacher e DE Julius Peppers é o terror dos QBs adversários.

Detroit Lions (1-3-0)- Poderia estar melhor para os #Lions. A derrota para os #Vikings, rivais de divisão, não estava nos planos do coach Jim Schwartz. A equipe cedeu 28,5 pontos/jogo, a 6ª pior da liga. Matthew Stafford vai ter que achar mais vezes o melhor WR da liga, Calvin Johnson, o famoso Megatron, para Detroit se recuperar no ano.

Green Bay Packers (2-2-0)- Apontado pela maioria dos comentaristas como o favorito da temporada, os #Packers tem que correr atrás da liderança da divisão. Hoje está em 3º lugar. Tá certo que o time perdeu para os #Seahawks num erro crasso da arbitragem, mas a equipe não está sobrando como se imaginava. Deve chegar aos playoffs sem dificuldade, afinal o QB Aaron Rodgers é muito bom para ficar fora da pós-temporada.

Minnesota Vikings (3-1-0)- Seria caso de internação do cidadão que apostasse nos #Vikings, como líder da divisão NFC-North após 4 rodadas, antes de iniciar a temporada. O ataque com o QB Cristian Ponder, o WR Adrian Peterson e o RB Percy Harvin joga bem, mas não é nenhuma "Brastemp", quem está detonando os adversários é a defesa capitaneada pelo DE Jared Allen.

Atlanta Falcons (4-0-0)- Um dos 3 invictos da temporada. Vem ganhando com autoridade. Se o QB Matt Ryan tiver tempo no pocket, vai destruir as defesas adversárias. Seus alvos são acima da média, os WRs Roddy White e Julio Jones e o TE Tony Gonzales já somam 897 jardas aéreas. E o RB Michael Turner já correu para 257 jardas. Tá certo que ganharam a última partida contra os #Panthers na última campanha do jogo, mas isso mostra que é um time que joga na pressão.

New Orleans Saints (0-4-0)- Surpresa negativa da temporada. Apesar do time ter sofrido com suspensões de jogadores de defesas e principalmente de seu head coach, Sean Peyton, esperava-se que o QB Drew Brees consegui-se conduzir o time as vitórias. Sean Peyton está fazendo mais falta na side line do que se pensava.

Carolina Panthers (1-3-0)- O QB Cam Newton não conseguiu trazer as vitórias para os #Panthers por enquanto. Venceram surpreendentemente os #Saints na 2ª rodada e parou por aí. Fizeram um belo jogo contra os #Falcons, mas perderam no finalzinho por 2 pontos. A defesa tem dificuldades para segurar os ataques.

Tampa Bay Buccaneers (1-3-0)- Tem a 4ª melhor defesa contra o jogo terrestre, mas é a última contra o jogo aéreo adversário. O time tem dois bons alvos, os WRs Vicent Jackson e Mike Williams que acumulam 533 jardas e 4 TDs. O QB Josh Freeman precisa dar mais volume ao ataque se quiser seu time vivo na temporada. Não deve conseguir.

Arizona Cardinals (4-0-0)- A maior surpresa da temporada. Depois da pre season apontava-se os #Cardinals como um dos piores times da liga. Até que KABUM... venceram os "big dogs" #Patriots e #Eagles, alem dos #Seahawks e da última vítima #Dolphins no OT. A defesa só cedeu 15,2 pontos/jogo e já tem 16 sacks e 4 interceptações. O que chama mais a atenção é que o QB titular (John Skelton) se machucou e o reserva Kevin Kolb vem liderando o ataque, que tem o ótimo WR Larry Fitzpatrick com 245 jardas e 2 TDs e o eficiente Andre Roberts com 229 jardas e 4 TDs.

Saint Louis Rams (2-2-0)- Apesar de estar com 2v e 2d, dificilmente os #Rams passaram para a pós-temporada. O QB Sam Bradford tem números modestos, 881 jardas, 4 TDs e 4 interceptações. Provavelmente St. Louis amargará um recorde negativo este ano.

Seattle Seahawks (2-2-0)- A grande força dos #Seahawks é o fator casa. Tem um time com jogo aéreo sofrível e um ataque terrestre poderoso com o RB Marshawn Lynch. Se o jogo é no Edward Jones Dome eles encaram qualquer time da NFL de igual para igual.

San Francisco 49ers (3-1-0)- Os #Niners humilharam os #Jets na última rodada com um sonoro 34 a ZERO. Defesa continua muito forte com os Smiths, LB Aldon e o DE Justin na comissão de frente. O QB Alex Smith conta com ótimos alvos, o TE Vernon Davis, os WRs Michael Crabtree  e o ex-NYG Mario Manningham. Mas agora o time tem um adversário na divisão que era carta fora do baralho, os #Cardinals. Vamos ver se o Arizona fará frente ao time do coach Jim Harbaugh.

Bom, esse foi meu resumo até aqui. Se você ainda tem algumas dúvidas sobre alguns termos e como se desenvolve o jogo, pode dar uma olhada num post anterior "Resumo para a temporada 2012".

Se você estiver afim de mais informação, indico o site oficial da NFL ou se quiser tudo em português, pode visitar o site www.theconcussion.com que é bem completo.

Abraços e até a próxima!















2 comentários:

  1. NÃO É BEM ASSIM COMO ESTÁ DESCRITO , VC REALMENTE ESTÁ ACOMPANHANDO OS JOGOS ? O KANSAS CITY ESTÁ VOANDO APÓS INICIO DA DIETA COM HILLS A/D ; O MINASSOTA APÓS MTO PÃO DE QUEIJO DIRETO DE POÇOS DE CALDAS ESTÁ AFUNDANDO E A LESÃO DO QB Jake Locker NÃO É NO OMBRO E SIM NO MINISTRO DO JOELHO DIREITO.SE PRECISAR DE ALGUMAS DICAS É SÓ ME ESCREVER , DE PREFERENCIA EM INGLÊS POIS TENHO UM POUCO DE DIFICULDADE COM A LINGUA PORTUGUESA.RSRS
    BRINCADEIRA RENATO ,MEUS PARABENS PELOS COMENTARIOS ,FORAM MTO PERTINENTES E ESCLARECEDORES , AGORA SIM ESTOU CONSEGUINDO ACOMPANHAR O FUTEBOL AMERICANO ,QUE EU TANTO APRECIO E ADMIRO , ENTENDENDO OQUE ESTÁ ACONTECENDO , OBRIGADO RENATO PELAS DICAS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Rena!
    Ficou muito bom esse resumão.
    Como sou torcedor dos Bears, gostei muito do que vi no monday night e acho que os Bears vão dar trabalho esse ano. Tomara!

    Grande abraço!!
    Rafa.

    ResponderExcluir